As empresas são complicadas. Não importa qual produto ou serviço você forneça, você tem muito o que acompanhar e isso antes mesmo de começar a considerar como o seu site se relaciona com todos os aspectos do seu negócio. As coisas podem se tornar ainda mais confusas através do uso constante de abreviações como CRM, ERP, CMS e PIM. O que significam todas essas combinações de letras e como elas se relacionam com o modo como você pode usar seu site para integrar todas as diferentes partes de sua empresa? Vamos dar uma olhada no que esses vários termos para sistemas integrados podem abordar como parte do seu negócio, utilizando um site de CMS com e-commerce como um caso de uso:

CMS: SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CONTEÚDO

A maioria das empresas usa um sistema de gerenciamento de conteúdo para executar o site, pois o CMS fornece as ferramentas para gerenciar dinamicamente seu conteúdo e inclui recursos como e-commerce, personalização, conteúdo segmentado, fluxo de trabalho e muito mais. Se você quiser editar seu site e produtos de comércio eletrônico por meio de um centro de administração e usar os recursos mencionados acima para ajudar a alcançar seus clientes, é essencial ter um site orientado pelo CMS. Nesse caso de uso, o CMS controlaria e armazenaria o conteúdo e os ativos do site, além de todas as informações do produto de comércio eletrônico.

MAP: PLATAFORMA DE AUTOMAÇÃO DE MARKETING

Depois que seu site de CMSs estiver em funcionamento, você provavelmente estará acompanhando as análises para avaliar o desempenho do seu site a partir de uma perspectiva de tráfego da web. Você também pode estar fazendo um acompanhamento de conversões no final do comércio eletrônico. Com o tempo, a compreensão dos dados, como o número de visitantes, o tempo que eles passam no site, etc., só o farão até agora. Seus requisitos de negócios ditarão a necessidade de entender quem são os visitantes do site (por exemplo, “Chris Osterhout da WSOL”). Depois de descobrir quem são os visitantes do site, você deverá vincular todas essas excelentes informações qualitativas com suas ferramentas de marketing e vendas. É aí que entra uma plataforma de automação de marketing (MAP). Ferramentas como Hubspot , Marketo e Silverpop permitem automatizar elementos de comunicação de marketing, lidar com pontuação e distribuição de leads e aprender o que seus usuários acham importante sobre seu website. No back-end, uma plataforma de marketing desempenha um papel essencial para obter informações acionáveis ​​sobre o que seus visitantes estão fazendo em seu site. Neste caso de uso, o MAP integra-se ao CMS e ao eCommerce para completar o ciclo de vida completo do cliente.

ERP: ENTERPRISE RESOURCE PLANNING

Muitas empresas utilizam soluções de recursos como SAP para gerenciar suas operações diárias, manipulando dados como registros de clientes, preços de produtos e inventário. O que nem sempre é claro é como esses dados podem ser integrados perfeitamente ao seu site. Em muitos casos, os sites de comércio eletrônico criam e realizam pedidos da Web por meio das próprias ferramentas de comércio eletrônico. Isso, no entanto, geralmente requer uma entrada manual em um sistema back-end, como um ERP, para atender os pedidos e enviá-los ao cliente final. É aqui que uma integração perfeita entre o seu site de comércio eletrônico e a camada de interface de programação de aplicativos (API) do seu ERP economiza tempo e dinheiro. Nesse caso de uso, a ordem da Web poderia ser criada no site de comércio eletrônico, mas em vez de cumprir o pedido dentro da própria ferramenta CMS / comércio eletrônico, você pode utilizar um fluxo de trabalho para enviar o pedido diretamente para o ERP de back-end de sua empresa.

PIM: GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES DO PRODUTO

Embora a solução de ERP de uma empresa possa conter dados essenciais para gerenciar as operações de sua empresa, ela pode não ter informações detalhadas sobre seus produtos. É aí que entra o Product Information Management, fornecendo uma solução para armazenar informações ricas sobre produtos, incluindo ativos digitais, como imagens e mídia e descrições de produtos, que serão vistas pelos clientes. Armazenar esses dados em um repositório central permite que eles sejam acessados ​​pelo seu site ou usados ​​em outros materiais de marketing, como catálogos de impressão. O PIM fornece uma solução de middleware que pega seus dados de ERP, combina-os com a mídia, informações descritivas e cópia de marketing que você criou, e os coloca na frente de seus clientes, integrando seu website com suas operações diárias e garantindo consistência em todas as comunicações relacionadas a produtos que seus clientes veem. Nesse caso de uso, grande parte das informações detalhadas do produto, como descrições da Web, imagens etc., seriam armazenadas e editadas no PIM e enviadas para as ferramentas do CMS / eCommerce.

AMS: SISTEMA DE GESTÃO DE ASSOCIAÇÕES

As associações gerenciam seus dados de maneira diferente de outras empresas da empresa, portanto, elas exigem uma solução diferente. Um Sistema de Gestão de Associação, como o netFORUM ou o iMIS, serve a função de ERP para a maioria das associações, lidando com associações, renovações e informações sobre produtos para qualquer material vendido pela associação. Nesse caso de uso, o caminho de integração do site da AMS é semelhante ao caminho de integração do ERP, conforme descrito acima.

CRM: CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT

Muitas empresas usam soluções de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, como Salesforce ou Microsoft Dynamics CRM.para lidar com interações com seus clientes, incluindo manter informações de contato, acompanhar vendas e fornecer suporte ao cliente. As ferramentas de CRM podem ajudar você a acompanhar todos os dados de seus clientes e manter a comunicação necessária para fornecer o melhor serviço para seus clientes. Muitas vezes, se uma corporação não estiver utilizando um MAP para gerar formulários na web, a integração direta com um CRM geralmente é a melhor solução ao tentar automatizar leads de sites em seus fluxos de trabalho de back-end. Nesse caso de uso, em vez de enviar um e-mail apenas quando um visitante do site envia um formulário do site, você pode enviar esses dados diretamente para o seu CRM, onde ele pode começar imediatamente a trabalhar nos seus fluxos de trabalho, economizando tempo e aumentando a satisfação do cliente.

Como você pode ver, entender o número de ferramentas e soluções diferentes para gerenciar seus negócios pode ser complicado e confuso, e integrá-los todos em um site que atenda melhor às metas de sua empresa pode ser uma tarefa difícil. O acompanhamento e a conclusão do ciclo de vida completo do cliente, desde o visitante anônimo do site até o cliente de e-commerce convertido, fornecerão a inteligência de negócios granular necessária para garantir que você obtenha o melhor ROI do seu site. Se você quiser obter mais informações sobre como esse processo pode funcionar para você, ligue para nós ou envie-nos um e-mail .

Compartilhar...
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+